-
Arquitetos: Awe Office, KA architecture studio (Mohammad Khavarian)
- Área: 1 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hossein Farahani
-
Fabricantes: Diba, Hitachi Air Conditioning
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um edifício residencial de dez anos localizado na cidade de Yazd, que nos foi encaminhado durante a fase final da reconstrução por outra equipe, devido à insatisfação do cliente com o resultado. Começamos o processo com a avaliação do conjunto das funções inadequadas e buscamos resolver problemas como a falta de harmonia, identidade e unidade na fachada (presentes em outros novos edifícios da cidade de Yazd). O edifício se localiza numa esquina, com as fachadas oeste e norte viradas para a rua.
A demanda inicial do cliente era por privacidade e, ao mesmo tempo, por um pátio vívido. A partir de várias reuniões com os proprietários, explorando suas impressões sobre as tradicionais casas étnicas em Yazd, notamos que as pessoas que vivem em Yazd hoje ainda têm o mesmo estilo de vida e imagem de "lar" do passado. Este fato nos permitiu projetar levando em consideração as necessidades atuais de uma família em Yazd, como privacidade, pátios públicos e privados, assim como espaços abertos e semi-abertos. Em relação às fachadas oeste e norte do lote e à análise climática realizada, concluímos que a maioria dos ambientes receberia luz solar proveniente da fachada oeste, a mais longa da edificação e situada de frente para a rua. Com a manipulação do envelope do edifício, conseguimos conceber espaços entre a pele e a edificação, como espaços semi-abertos e cobertos que fornecem privacidade e aumentam a área da casa. Assim, por exemplo, transformamos o problema das janelas com vista para a rua em janelas com vista para o pátio.
A pele é prolongada na fachada oeste com a mesma altura da parte que fornece sombra no lado oeste. Além disso, localizamos os espaços residenciais a oeste atrás da pele e, ao criar um corredor, não apenas proporciona-se luz natural aos espaços, mas também aumenta-se a conexão física com o pátio e amplia-se a entrada da casa. No interior da casa, há um átrio alto que utilizamos como um filtro que divide a casa entre as áreas norte e sul. A norte contém espaços privados como cozinha, sala de estar e quartos, enquanto a sul abriga espaços mais públicos como o quarto de hóspedes e um salão com vista para o pátio.